Busca Rápida

Casamento – Sayuri e Christian (parte 1)

Esse foi um dos casamentos mais diferentes que já fotografei. E também, uma experiência incrível. Eu sempre digo o quanto gosto de conhecer histórias e aprender mais sobre culturas. No casamento da Sayuri e do Christian tive a oportunidade de aprender mais sobre o tradicional ritual japonês de casamento.

Logo no começo já é possível notar uma grande diferença para os casamentos tradicionais brasileiros: os noivos se arrumam juntos! E a preparação deles é muito especial e cheia de significados; cada pedacinho das roupas e cada detalhe tem um sentido único.  A Erina, que é a pessoa que vestiu os noivos, aprendeu todas as técnicas durante os anos que trabalhou com isso no Japão.

Os kimonos usados pelos noivos vieram diretamente do Japão e, para a noiva ficar pronta, leva cerca de 3 horas, pois tudo é especialmente dobrado, costurado, revestido com enchimentos, enfim, tudo como manda a tradição japonesa. Nas fotos vocês irão ver que, entre as camadas da vestimenta da noiva, existe uma roupa branca; esse kimono é da sacerdotisa que realizou a cerimônia desse dia e estava guardado desde o casamento dela, há muitos anos. Durante a celebração, a noiva estava com um kimono vermelho, pois essa cor representa festividade e alegria para os japoneses. Os bordados de flores de cerejeira e de tsuru (ave sagrada do Japão) simbolizam o desejo de prosperidade. E esses são somente alguns dos muitos significados que eu pude aprender nesse dia.

O casamento aconteceu em um templo budista na cidade de Lins e foi todo celebrado em japonês. Durante todo o tempo, tanto na celebração quanto no jantar, eu pude presenciar uma das coisas que mais admiro na cultura japonesa: o respeito pela família e, especialmente, pelos mais velhos. É… o mundo ainda tem muito o que aprender com os japoneses!

Fotografia: Marcelo Caetano e Xavier Neto
Vídeo: Greco Films
Cerimonial: Pricilla Crubelatti
Cerimônia: Templo Budista Honpa Hongwanji de Lins
Celebrante: Sacerdotisa Tijo Okayama e auxiliar Hirano
Traje dos noivos: Erina
Cabelo e Maquiagem: Salão Amuleto
Recepção: Clube Linense
Decoração: Laercio
Cupcakes: Mãe da noiva

Veja Também

Um comentário

Cometários estão fechados.